sexta-feira, 3 de Maio de 2024  22:54
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Sopa de Abóbora

Sopa de Abóbora

Retire a pele à abóbora e corte-a em pedaços. Lave muito bem o alho francês e corte-o em fatias finas. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
09-12-2010

Bloco de Esquerda diz que a Câmara de Santa Maria da Feira está sem respostas eficazes para combater a pobreza.


O deputado do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, acompanhado por vários dirigentes da Concelhia, visitou a A.D.A.I, “Associação ...

O deputado do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, acompanhado por vários dirigentes da Concelhia, visitou a A.D.A.I, “Associação De Acolhimento Integrado”, com sede na Freguesia de Sanguêdo, concelho de Santa Maria da Feira.

A ADAI, tem actividade em vários Concelhos, fazendo um trabalho de acompanhamento e apoio no terreno de várias famílias carenciadas do Concelho de Santa Maria da Feira. Na reunião "ficou evidente, que o aumento do desemprego trouxe acoplado um acréscimo exponencial da pobreza e exclusão social no Concelho da Feira". O BE comprovou que a tão propalada rede social institucional (coordenada pela autarquia) "está longe de ter um funcionamento minimamente aceitável". "Para a Autarquia a pobreza serve apenas e só, para campanhas propagandísticas. Através de iniciativas mediáticas, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, tenta passar uma imagem de preocupação social, que infelizmente em nada se coaduna com a realidade. É exactamente o mesmo que já vem acontecendo há décadas com os empregadores locais, que suportados pelo pagamento de baixos salários, mantêm os seus colaboradores reféns de situações económicas débeis", pode ler-se num comunicado do BE.

Para Alfredo Henriques e restante executivo, "a caridade é a única forma de combater a pobreza".

O BE relembra as palavras sábias de Jean-Paul Sartre, "A fingida caridade do rico não passa, da sua parte de mais um luxo; ele alimenta os pobres como cães e cavalos." "Torna-se indispensável que a autarquia, de uma vez por todas, se assuma como motor de combate eficaz à pobreza", sublinham os bloquistas no comunicado enviado ás redacções.

"A Autarquia deve estabelecer e dinamizar uma interacção entre instituições (independentemente da cor partidária dos dirigentes dessas Associações), grupos e pessoas que trabalham no terreno da luta contra a pobreza e exclusão social; Promover acções nos mais variados âmbitos que aumentem a eficácia das políticas de luta contra a pobreza e a exclusão social; Promover a integração social e o desenvolvimento cultural, económico, moral e físico das pessoas que vivem em situações de pobreza e exclusão social". "2010, é o Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social. Infelizmente uma vez mais, Santa Maria da Feira está no carro vassoura do combate à pobreza e exclusão social". O Bloco de Esquerda pergunta também, "onde estão as promessas sociais que os autarcas eleitos pelo PSD e PS para as várias Juntas de Freguesia do concelho tanto proclamaram? Farão parte do mesmo embuste do executivo Camarário?".


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®